top of page
Buscar
  • Foto do escritorWaldir Silva

Como a reposição hormonal atua na menopausa

Atualizado: 26 de ago. de 2021

A menopausa, por ser uma queda hormonal que ocorre de forma mais acelerada e modifica bastante a vida da mulher, foi a primeira queda hormonal a ser conhecida e também foi a primeira queda hormonal a ser tratada, e como tudo no começo, foi muito mal tratada.





A medicação mais usada para tratar menopausa no início era um estrogênio sintético, com nome comercial de Premarin, que era oferecido como estrógenos conjugados.


Mas você sabe o real significado do termo Premarin?


PREgnant MARe uRINe = Urina de égua prenha!!!


Então a denominação correta seria estrógenos conjugados equinos, mas intencionalmente omitia-se o equinos!!!!


À luz da ciência atual, ao estudar a verdadeira composição de um comprimido desta medicação, foram encontrados 38 hormônios de égua, evidentemente nenhum encontrado no corpo de uma mulher, sem contar inúmeras outras substâncias químicas, também inexistentes na mulher.


Então foi feito um trabalho, comparando esta medicação com placebo, e este trabalho foi interrompido antes do final, pois o grupo que estava tomando a medicação estava tendo mais câncer de mama dentre outros problemas, do que o outro grupo.


Mas fora, vários erros metodológicos que o trabalho apresentou, com esta composição praticamente não seria necessário fazer um trabalho para ver que a possibilidade de isso dar certo era praticamente nenhuma.


Mas isso foi propagado bastante, e saiu por 3 semanas seguidas no Diário Oficial da época: o Fantástico!!!!


E ficou um carimbo que a reposição hormonal é ruim. Mas de lá para cá, isso mudou, e mudou radicalmente com a chegada dos hormônio isomoleculares.


Mudou tanto, que hoje sabemos que não é só Menopausa (queda hormonal feminina) e Andropausa (queda hormonal masculina).

Na verdade o ser humano tem 23 quedas hormonais importantes, passíveis de reposição hormonal. Então o que tínhamos antes era o chamado hormônio sintético.


Esse tipo de hormônio não é o hormônio que o organismo das pessoas produz. Qual resposta essa célula irá dar?


Impossível prever.


Dá apenas para ter a certeza que não será a resposta fisiológica.


O que mudou ?


O que mudou foi que a Farmácia de Manipulação, como ela não está umbilicalmente ligada às patentes, ele hoje em dia consegue nos fornecer qualquer um daqueles 23 hormônios, com estrutura molecular idêntica ao hormônio produzido pelo organismo, chamado de hormônio isomolecular ou mesmo natural, que obviamente irá produzir a resposta fisiológica esperada.


E isto modificou radicalmente a reposição hormonal, pois com o hormônio isomolecular, podemos dizer que agora REALMENTE fazemos reposição de verdade, sendo que antes o que se tentava fazer era uma imposição hormonal !!!!!


Atualmente não mais se concebe tratar nenhum paciente com hormônio sintético.

O uso dos hormônios isomoleculares é seguro e benéfico, desde que sejam respeitados critérios de seleção das pacientes, levando em conta características pessoais, como densidade mamaria para as mulheres, perfil lipídico, hepático, coagulabilidade sanguínea, e hereditariedade.


Assim feito, o uso destes pode garantir que os pacientes se beneficiem e possam melhorar muito sua qualidade de vida.


bottom of page